Membros do LAPEI recebem o título de Mestres em Administração pelo PPGADM/UFG

Membros do LAPEI recebem o título de Mestres em Administração

As pesquisas foram desenvolvidas ao longo dos dois últimos anos.

Os pesquisadores membros do LAPEI Daiane Martins, Larissa de Paolis e Rodrigo Morency defenderam no último mês suas dissertações de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFG (PPGADM), na linha de pesquisa em Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. A defesa faz parte dos critérios necessários para o recebimento do título de mestre(a) em Administração, sendo a etapa final e mais importante. 

site

Daiane Martins

Orientador: Prof. Dr. Cândido Borges
Co-orientador: Prof. Dr. Marcos Severo

Título do estudo: O Papel moderador das Políticas de Gênero na relação entre Políticas de Empreendedorismo e o Empreendedorismo por Mulheres

O objetivo da pesquisa: Investigar qual o papel moderador que as políticas de gênero exercem na relação entre políticas de empreendedorismo e o empreendedorismo por mulheres.

Os resultados indicaram que não há uma relação positiva entre as políticas de empreendedorismo e o empreendedorismo por mulheres. Por outro lado, constatou-se que com a presença de políticas de gênero houve um aumento na influência das políticas de empreendedorismo sobre a criação de empresas por mulheres. Cabe destacar que ao observar esses resultados considerando a criação de empresas por mulheres por naturezas jurídicas - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Empresária Limitada,  o efeito moderador exercido pelas políticas de gênero foi mais significativo para as mulheres que criam negócios do tipo EIRELI, ou seja, as empreendedoras individuais.

Foto Larissa

Larissa de Paolis

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Rossi

Título do estudo: O papel das práticas de gestão de conhecimento na Capacidade de Absorção da firma: O caso dos produtores de soja.

O objetivo da pesquisa: Compreender como as práticas de gestão do conhecimento, com apoio das tecnologias, atuam como antecedentes gerenciais, na capacidade de absorção organizacional dos produtores rurais de soja no estado de Goiás.

Os resultados identificaram três grupos de práticas de gestão do conhecimento: 1) busca por informações, 2) lançamento e armazenamento de informações e 3) análise sistemática de informações. O primeiro grupo auxiliou na aquisição de conhecimento ao expandir o contato dos produtores com outras fontes externas de conhecimento. Já as práticas da segunda categoria foram o elo entre a capacidade de absorção potencial e realizada. Isto ocorreu devido a criação de uma memória organizacional que auxiliou os produtores na análise de informações e tomada de decisões futuras. Por fim, as práticas de análise facilitaram o diagnóstico da fazenda, identificando as atividades que poderiam ser melhoradas, o que levou a transformação do conhecimento.

Rodrigo Morency.jpg

Rodrigo Morency

Orientador: Prof. Dr. Cândido Borges
Co-orientador: Ricardo Limongi

Título do estudo: Danos relacionados ao trabalho que afetam a saúde dos empreendedores no Brasil: um estudo do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)

O objetivo da pesquisa: Analisar os principais danos relacionados ao trabalho que afetam a saúde dos empreendedores. 

Os resultados encontrados apontam que os principais danos que afetam empreendedores no Brasil são Acidente de Trabalho Grave, Intoxicação Exógena e Acidente Biológico. Existem diferenças entre empreendedores e trabalhadores com carteira assinada tanto nos principais agravos quanto nas características sociodemográficas das vítimas. Empreendedores também apresentam uma maior probabilidade de sofrer um dano à saúde fatal. Por último, encontrou-se que a economia influencia na quantidade de agravos dos empreendedores.

 

O próximo passo consiste em transformar os resultados dos estudos em artigos, a serem publicados em revistas científicas da área. Com isso, espera-se que possam contribuir ainda mais para o avanço do conhecimento sobre os temas.

O LAPEI parabeniza os pesquisadores e respectivos orientadores pela condução dos estudos!