Sobre

O Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei) atua na produção e difusão de conhecimentos relacionados ao empreendedorismo e à inovação. Para tanto realiza de forma interdisciplinar pesquisas, cursos, eventos e outras ações de promoção da cultura do empreendedorismo, do ecossistema empreendedor de Goiás e do empreendedorismo enquanto campo de estudos. O Lapei é vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG).

Nossa História

O Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação teve início com a fundação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás, em junho de 2009. Em agosto daquele ano, o Prof. Dr. Cândido Borges, docente no curso de Administração da FACE e pesquisador na área de empreendedorismo, convidou alguns alunos que demonstraram interesse pela pesquisa para participarem de projetos de pesquisa. O Lapei começava a se formar, mas sob o nome de Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo (GPE).   

blog

Sede da FACE/UFG no campus Samambaia (fonte: Instagram face.ufg)

Com o passar do tempo, os projetos começaram a ser desenvolvidos em parceria com outros docentes da instituição, a exemplo das Profas. Maria Salete Freitag e Maria Clarice Patriarca. Aceitando o convite, outros alunos de graduação passaram a atuar nas pesquisas em projetos sobre empreendedorismo sustentável, empreendedorismo tecnológico e políticas públicas para o empreendedorismo.

Com o início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFG) em 2014, alunos do mestrado também começaram a participar das pesquisas e reuniões. Periodicamente, os membros do grupo se reuniam para discutir o andamento dos estudos e para oferecer feedback sobre o desenvolvimento das dissertações. Com isso, foram diversas participações em eventos científicos nacionais, além da organização de outros locais.

Em 2016, com o intuito de auxiliar na formação em pesquisa de alunos da graduação, não somente da UFG, mas de outras instituições de ensino superior, foi desenvolvido o Programa de Iniciação à Pesquisa em Empreendedorismo (PIPE), que teve sua primeira edição naquele ano. Durante três meses, os participantes foram introduzidos ao universo da pesquisa científica, participando de treinamentos e mentorias ministrados por alunos de mestrado e professores doutores da FACE.

Em 2019 o grupo de pesquisa direcionou esforços para estudos sobre inovação, passando a adotar a área de pesquisa em seu nome. O GPE se transformava oficialmente em Lapei. Atualmente, pesquisas na área de inovação em saúde são conduzidas pelo laboratório, sendo parte integrante e um dos fundadores do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS/UFG).

É importante mencionar a contribuição do Lapei para a formação em pós-graduação. Por meio do laboratório, alunos de mestrado e doutorado vinculados ao PPGADM/UFG tiveram a oportunidade de participar do laboratório, sendo introduzidos a atividades de pesquisa científica, ensino e extensão. Com isso, muitos tiveram suas primeiras experiências de participação em congressos científicos, na orientação de alunos de graduação e em tutoria em programas de ensino do empreendedorismo. Foram mais de 20 alunos de pós-graduação que passaram pelo Lapei e a participação desses discentes contribuiu para a produção científica de qualidade do laboratório, publicada em anais de eventos científicos, relatórios, livros e periódicos da área. São mais de 100 publicações, que podem ser consultadas no site do Lapei.

O Lapei segue com o propósito de contribuir para o avanço do conhecimento científico e fortalecimento da pesquisa, ensino e extensão em nosso país.

 

Saiba mais no post especial sobre a história do Lapei em nosso blog.