Pesquisa com mulheres empreendedoras

LAPEI é parceiro em Projeto de Pesquisa sobre mulheres empreendedoras

O projeto conta ainda com a participação de pesquisadores da UNINOVE, FUMEC e Indiana University.

Representado pelo Prof. Dr. Cândido Borges e pela pesquisadora Daiane Teixeira, o Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (LAPEI/FACE/UFG) participa de projeto de pesquisa sobre mulheres empreendedoras coordenado pela Profa. Dra. Vânia Nassif (UNINOVE/SP). Também colaboram com a pesquisa os pesquisadores Prof. Dr. Edmilson de Oliveira Lima (UNINOVE/SP), Prof. Dr. Jefferson La Falce (FUMEC/MG) e o Prof. Dr. Marcos Hashimoto (Indiana University/ USA).

Apoiando-se em tipologia de ameaças vivenciadas por mulheres empreendedoras e de seus comportamentos de superação frente aos negócios, o estudo busca investigar a influência dos problemas de gênero e do comportamento de superação na satisfação com o trabalho, a família e a vida de mulheres que empreendem.

Participam da pesquisa mulheres que são engajadas na Rede de Mulheres Empreendedoras - RME, disseminada por todo o Brasil. A RME conta com mais de 100 mil empreendedoras cadastradas.

Um dos desdobramentos da pesquisa é a construção e validação de uma escala de ameaças empreendedoras e de um teste de modelo para avaliação dessa influência, o que ajudará os pesquisadores a identificar o potencial das ameaças acometidas no empreendedorismo por mulheres e a influência na satisfação das empreendedoras na família e com o trabalho.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).