Pesquisadora do Lapei/UFG é vencedora do Prêmio ANEGEPE de Teses
A premiação foi concedida para as melhores teses de doutorado defendidas em 2020 e 2021.
Luciana Padovez Cualheta (pós-doutoranda pelo PPGADM/UFG e pesquisadora no Lapei/UFG), venceu em primeiro lugar o Prêmio ANEGEPE de Teses, categoria Empreendedorismo, promovido pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE.
A tese premiada “Assessing learning in entrepreneurship education using situational judgment tests” (Avaliando a aprendizagem na educação em empreendedorismo usando testes de julgamento situacional) foi orientada pela Profa. Dra. Gardênia da Silva Abbad, do Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB. O objetivo foi avaliar longitudinalmente os resultados de aprendizagem de disciplinas de empreendedorismo. Para isso, quatro estudos foram realizados por Luciana, sendo os resultados apresentados em artigos que compuseram a tese.
O primeiro artigo apresenta um panorama das disciplinas de empreendedorismo ofertadas em nível de graduação no Brasil, por meio da análise de planos de ensino. O segundo é um ensaio teórico que revisa a literatura de ensino de empreendedorismo e aprendizagem em empreendedorismo para propor uma forma mais objetiva de avaliar os resultados de aprendizagem, os testes situacionais. O terceiro manuscrito apresenta o processo de elaboração e obtenção de evidências de validade de testes situacionais que podem ser utilizadas para avaliar os resultados de aprendizagem de disciplinas de graduação de empreendedorismo. Por fim, o quarto artigo tem abordagem mista, com uma etapa qualitativa que relata o processo de elaboração dos instrumentos e uma etapa quantitativa, um quase-experimento.
Os resultados indicam que os estudantes aprenderam, que a aprendizagem foi decorrente do treinamento e permaneceu estável ao longo do tempo. A pesquisa tem várias contribuições. Os conteúdos e métodos de ensino utilizados para ensinar empreendedorismo em disciplinas de graduação no Brasil foram avaliados baseados em teorias instrucionais e taxonomias de aprendizagem. A pesquisa contribui com a literatura de ensino de empreendedorismo, ao propor e validar uma forma de avaliação baseada em comportamentos e não em autopercepção. Ela avalia os resultados de aprendizagem em empreendedorismo longitudinalmente, conectando as literaturas de ensino de empreendedorismo, avaliação de treinamentos, taxonomias de aprendizagem e testes situacionais, gerando valiosas contribuições para as áreas.

Fonte da imagem: ANEGEPE
Confira o relato da premiada:
“Ganhar o prêmio de teses da Anegepe foi uma grande honra. É muito bom ver iniciativas que valorizam e reconhecem a pesquisa científica no país. Minha tese foi fruto de trabalho árduo e comprometido, dada a minha paixão pelo ensino de empreendedorismo e a pesquisa nessa área. A premiação reforçou que estou no caminho certo!”
Acesse os artigos da tese de Luciana já publicados:
What does entrepreneurship education look like in Brazil? An analysis of undergraduate teaching plans - Education + Training (2020)
Assessing Entrepreneurship Education Outcomes in an Innovative Way: situational judgment tests - Entrepreneurship Education & Pedagogy (2020)
Também receberam a premiação, na mesma categoria, o Dr. Fernando Ziessmann Fortes, com a sua tese “Decifrando os custos e ganhos psicológicos do intraempreendedorismo do funcionário”, orientado pela Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens, do Programa de Pós-graduação em Administração da UNINOVE e a Dra. Paola Rücker Schaeffer, em terceiro lugar, com a tese “O papel das universidades na dinâmica dos ecossistemas de inovação: evidências para o estado de São Paulo”, orientada pelo Prof. Dr. Sérgio Robles Reis de Queiroz, com coorientação do Prof. Dr. Bruno Brandão Fischer do Instituto de Geociências da UNICAMP.
Sobre o Prêmio
O Prêmio ANEGEPE de Teses – Edição 2022 concedeu reconhecimento para as melhores teses de doutorado defendidas em 2020 e 2021, em programas de pós-graduação stricto sensu vinculados a instituições de ensino públicas ou privadas com sede no Brasil. Nesse sentido, as temáticas concorrentes poderiam envolver, por exemplo: ecossistemas empreendedores; ciclo de vida, mortalidade, sucesso e empreendedorismo de pequenas empresas; aprendizagem, empreendedorismo e pequenas organizações e suas relações em contextos com restrições socioeconômicas; educação, ética e formação para o empreendedorismo e pequenos negócios; além de outros temas sobre empreendedorismo e gestão de pequenas empresas. Ademais, os critérios de premiação consideraram a originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, bem como o seu caráter inovador.
Felicitamos todos os pesquisadores premiados e suas respectivas instituições, e em especial a Profa. Dra. Luciana Padovez e Profa. Dra. Gardênia da Silva Abbad!
Publicada em 04/07/2022 às 16h45
