O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Capa notícia 210923

O primeiro artigo fruto do Programa Trainee Lapei é publicado

O texto discute o retrato do empreendedorismo pela mídia de massa no Brasil.

O primeiro artigo fruto do Programa Trainee Lapei foi publicado. A ex-trainee e agora pesquisadora, Adaleny Paiva, conjuntamente aos pesquisadores do nosso laboratório, Fernanda Arantes, Daniel Pagotto e Cândido Borges, teve o artigo “Empreendedorismo na mídia: uma análise das matérias publicadas em um veículo de comunicação nacional”, publicado pela Revista Alcance.

Capa do artigo na Revista Alcance. Título: EMPREENDEDORISMO NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS PUBLICADASEM UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO NACIONAL. E resumo: Objetivo: analisar como o empreendedorismo é retratado pelamídia de massa no Brasil, a partir de um dos principais veículosnacionais de comunicação, o jornal Folha de São Paulo.Design/metodologia/abordagem: análise de 1.288 matériasjornalísticas, publicadas entre janeiro de 2019 e dezembro de2021, com o apoio da Modelagem de Tópico Estrutural (STM) e dalinguagem R. Descreveu-se o volume de publicações e os principaistópicos sobre empreendedorismo. Analisou-se comparativamenteos conteúdos divulgados no ano que antecedeu a pandemia decovid-19 e aqueles veiculados durante a crise sanitária, com astendências relatadas por pesquisas anteriores.Resultados: crescimento do número de publicações no períodopandêmico. A imagem positiva do empreendedorismo foi mantidapela mídia, sendo desconsideradas as narrativas de trajetóriase momentos de fracasso dos empreendedores. Temáticasrelacionadas à inclusão de minorias se revelaram novidade, alémdo destaque para o empreendedorismo social.Limitações da pesquisa: consulta a um único portal jornalístico eanálise de uma pequena amostra na etapa de detalhamento dasmatérias.Originalidade/valor: a pesquisa revela particularidades doretrato do empreendedorismo, incluindo-se aquelas do períodopandêmico, temática científica pouco desenvolvida nacionalmente.A utilização da STM destaca o artigo da maioria dos estudos sobreo tema, que adotou a análise do discurso. Ademais, o foco dosestudos anteriores esteve, principalmente, nas matérias publicadasem revistas de negócios. Considerando as contribuições sociais,os resultados levantam uma reflexão crítica sobre como a mídiade massa retrata o empreendedorismo no Brasil, o que permitedebater a necessidade de se ampliar narrativas mais realistas emenos romantizadas sobre o fenômeno.Palavras-chave: Empreendedorismo. Mídia. Covid-19. Modelagemde tópico estrutural.

O artigo foi desenvolvido ao longo da primeira edição do Programa Trainee Lapei e objetiva analisar como o empreendedorismo é retratado pela mídia de massa no Brasil, a partir de um dos principais veículos nacionais de comunicação, o jornal Folha de São Paulo.

Como resultados, os pesquisadores identificaram um crescimento do número de publicações no período pandêmico. A imagem positiva do empreendedorismo foi mantida pela mídia, sendo desconsideradas as narrativas de trajetórias e momentos de fracasso dos empreendedores. Temáticas relacionadas à inclusão de minorias se revelaram novidade, além do destaque para o empreendedorismo social.

Leia a íntegra em https://periodicos.univali.br/index.php/ra/article/view/19208

 

Publicada em 21/09/23 às 11:55.

Categorias: Pesquisa

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.