Capa notícia 260324

Conheça os principais benefícios da Política do Microempreendedor Individual para os empreendedores de baixa renda

A pesquisa é resultado de dissertação de mestrado. 

O estudo "Resultados e Disfunções na Utilização da Política do Microempreendedor Individual (MEI) por Empreendedores de Baixa Renda", publicado recentemente na RELISE - Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, discute os principais benefícios da Política do Microempreendedor Individual para os empreendedores de baixa renda. Segundo ele, o acesso a novos mercados, a melhoria da relação com fornecedores, a melhora na renda, a percepção de cidadania e os benefícios da previdência social seriam as principais vantagens da política para esse público. 

Por outro lado, conforme indicam os pesquisadores, também haveria disfunções na utilização do MEI. Alguns empreendedores, que são sócios, realizam o registro de forma independente como microempreendedores individuais, a fim de respeitar o limite de faturamento e evitar maiores tributações. Outros, utilizam a política somente pelos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sem que qualquer atividade econômica seja de fato exercida. 

O artigo é resultado da dissertação de mestrado da egressa do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFG (PPGADM/FACE/UFG) e ex-pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/FACE/UFG), Luana Pontes Tondolo, sob a orientação do coordenador do Lapei, Prof. Ph.D. Cândido Borges. Também são coautores da pesquisa o Prof. Dr. Magnus Emmendoerfer (Universidade de Viçosa) e o Prof. Dr. Vicente Rocha (UFG). 

 

Acesse o artigo AQUI

 

Referência: Tondolo, L. P.; Borges Júnior, C.; Emmendoerfer, M. L.; Ferreira, V. R. S. (2024). Resultados e Disfunções na Utilização da Política do Microempreendedor Individual (MEI) por Empreendedores de Baixa Renda. RELISE- Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, 9(2). doi.org/10.5281/zenodo.10828181

 

Publicada em 26/03/2024 às 10:00.

Categorias: Pesquisa