Capa notícia 020724

Lapei desenvolve projeto em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Ações estão voltadas ao Programa do Artesanato Brasileiro.

O Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (Lapei/FACE/UFG) desenvolve, há alguns meses, projeto de apoio ao Programa do Artesanato Brasileiro. O programa está sob a responsabilidade da Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (SAMI/MEMP). 

Dentre as ações previstas no projeto estão o desenvolvimento de microcursos autoinstrucionais sobre a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro e a estruturação do Fórum Nacional do Artesanato. 

Com esse foco, foram realizados nos dias 20/05 e 20/06 dois workshops entre as equipes do Lapei e SAMI/MEMP com o objetivo de planejar a estruturação do Fórum Nacional do Artesanato e apoiar o desenvolvimento do programa de formação PAB Qualifica, respectivamente. Veja, a seguir, alguns registros dos momentos que aconteceram nas instalações da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

 

Workshop Lapei/MEMP 20-05 - fórum. Na foto, pesquisadores do Lapei e a equipe do MEMP estão em pé, lado a lado, dentro de uma sala de trabalho e sorrindo para a foto. Ao fundo, um quadro com post-its coloridos colados.
Pesquisadores do Lapei e equipe SAMI/MEMP no workshop do dia 20/05.
Foto: Sami/MEMP. 

 

Workshop Lapei/MEMP 20-06 - microcursos. Na foto, várias pessoas estão em pé, umas ao lado das outras, sorrindo para a foto.
Pesquisadores do Lapei e equipe SAMI/MEMP no workshop do dia 20/06.
Foto: Lapei/FACE/UFG. 

 

Sobre o Programa do Artesanato Brasileiro

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado do setor artesanal brasileiro e a valorização do artesão, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico. 

De acordo com o DECRETO Nº 11.725, DE 4 DE OUTUBRO DE 2023, o Programa é gerido pela Secretaria Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O PAB é responsável pela elaboração de políticas públicas em nível nacional. Para tanto, conta com a parceria das Coordenações Estaduais de Artesanato, unidades responsáveis pela intervenção e execução das atividades de desenvolvimento do segmento. 

Saiba mais em https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato/conheca-o-pab/programa-do-artesanato-brasileiro-pab-1

 

Fonte das informações: Lapei e Portal do Artesanato Brasileiro.

 

 

Texto: Fernanda Arantes

Revisão: Daiane Martins

Arte da capa: Jacqueline Oliveira e Fernanda Arantes

 

Publicada em: 02/07/2024 às 

Categorie: LAPEI Parceiros