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Pesquisadores associados do Lapei têm trabalhos aprovados no XXVII SemeAd

Pesquisas são nas áreas de Marketing e Empreendedorismo.

Os pesquisadores associados do Lapei, Profa. Dra. Márcia Garçon (Faculdade Sebrae) e Prof. Dr. Altair Camargo (Universidade Presbiteriana Mackenzie), tiveram artigos aprovados para apresentação no XXVII Seminários em Administração (SemeAd).

Confira, abaixo, os detalhes das pesquisas.

 

  • ELA É UMA, MAS TAMBÉM É TODAS: A IDENTIDADE DA MULHER EMPREENDEDORA

Autores:

Márcia Garçon  (Faculdade Sebrae)
Charles Bonani de Oliveira (Faculdade Sebrae)
Fabiana Vicente de Carvalho (Faculdade Sebrae)

Resumo:
Existe um número considerável de estudos sobre identidade empreendedora (I.E), mas poucos sobre a identidade da mulher que empreende. Dado que o empreendedorismo feminino promove o desenvolvimento econômico e social, principalmente em economias em desenvolvimento, é imperativo que os estudos sobre identidade investiguem a influência do gênero na sua formação. O objetivo desta pesquisa é descobrir se existe uma caracterização específica do feminino na formação da I.E da mulher. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descobriu-se que a subjetividade do gênero é relevante na formação da I.E, que é construída e fortalecida no coletivo. Essa força pode combater o preconceito de gênero que afeta seus negócios.

 

  • MOVIMENTANDO A MODA URBANA: A INFLUÊNCIA DA CRIAÇÃO DE VALOR NA FIDELIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA NO MERCADO STREETWEAR

Autores:

Rafael Revoredo Barbosa (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Ricardo Tessari Dias (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Lucas Colombi Ribolla (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Gustavo Mourad Corvino (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Altair Camargo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo:

Introdução - Negócios considerados excepcionais têm as atividades de seus gestores de marketing voltadas à criação de valor, de modo geral, por meio dos 4 Ps. É possível aumentar a fidelidade e a intenção de compra de seus clientes ao aumentar o valor percebido por eles. Uma possibilidade que as marcas possuem para gerar, ou aumentar, o valor acerca de seus produtos e serviços é atrelando mais qualidade, utilidade e exclusividade aos mesmos. No mercado brasileiro de streetwear, não se sabe com clareza qual o impacto da percepção de valor dos clientes nas suas intenções de compra e respectivas fidelizações.

Problema de Pesquisa e Objetivo - O problema de pesquisa é: Qual a influência da percepção de valor na fidelidade e na intenção de compra no mercado streetwear brasileiro? O objetivo deste trabalho é analisar a influência da percepção de valor na fidelidade e na intenção de compra dentro do mercado de vestuários streetwear.

Fundamentação Teórica - Uma forma de analisar o valor percebido é utilizando uma escala unidimensional ou multidimensional, sendo que a medida unidimensional representa globalmente “percepções gerais de valor do cliente”. Uma das formas de se medir a fidelidade é a vontade de os clientes regressarem à loja (Bowen; Chen, 2001), escala que será utilizada neste trabalho para mensurar a fidelidade dos respondentes. A intenção de compra refere-se à possibilidade de um consumidor determinar sua decisão de compra por uma avaliação subjetiva, isto é, pela probabilidade de certo consumidor comprar um produto ou serviço.

Metodologia - Foi desempenhada uma pesquisa em duas etapas. Na primeira foi realizado um levantamento para elencar as marcas de streetwear mais conhecidas pelo público-alvo da pesquisa, e para a segunda etapa foi aplicado um questionário a fim de analisar a relação entre percepção de valor, fidelidade e intenção de compra dos consumidores. As respostas foram analisadas por meio de estatística descritiva, análise de correlação e regressões lineares múltiplas.

Análise dos Resultados - Na primeira etapa, elencou-se que as marcas Nike SB, Vans e HIGH Company são as mais lembradas pela amostra com perfil semelhante à que respondeu o questionário sobre percepção de valor, fidelidade e intenção de compra. A segunda etapa revelou que o nível de fidelidade aumenta em 0,65 pontos a cada aumento de nível de percepção de valor, mantendo os demais valores constantes, quando mescladas as três marcas. Notou-se diferenças nos resultados entre as marcas. Por exemplo, na HIGH um aumento na percepção de valor equivale a mais 0,87 pontos de fidelidade.

Conclusão - Os resultados indicaram que os constructos analisados podem gerar maiores e mais frequentes vendas às marcas de roupas que saibam trabalhar acerca da criação de valor aos consumidores de seus produtos. Esses achados podem ser usados pelas marcas como meio para se atingir vantagem competitiva, por exemplo ao compreender que realizar ações para aumentar o valor percebido de seus produtos e serviços podem levar ao aumento da fidelidade e intenção de compra dos clientes.

Contribuição / Impacto - Gestores de marketing do mercado de streetwear, que realize pesquisas a fim de compreender os níveis de percepção de valor de seus clientes e busquem estratégias para aumentar tais níveis. Tal aumento pode ter resultados de curto prazo, como o aumento da intenção de compra, e de médio e longo prazo, como o incremento na fidelidade de seus clientes. Este trabalho analisou três marcas específicas e, embora tenha encontrado diferenças pontuais, mostra que, em geral, o comportamento do consumidor em relação ao mercado analisado se mantém coerente em relação a outros estudos.

 

Parabenizamos os pesquisadores e respectivos coautores!

 

 

Publicada em: 17/09/2024 às 15:01

Texto: Fernanda Arantes, com informações cedidas pelos autores

Arte da capa: Jacqueline Oliveira

 

Categorias: Pesquisa

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