Capa notícia 01102024

Implementação de mamógrafos inovadores no Brasil segue enfrentando barreiras

Estudo foi conduzido por pesquisadores do Lapei. 

Estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/FACE/UFG) e publicado nos Cadernos Gestão Pública e Cidadania revela que barreiras ainda são encontradas para implementação de mamógrafos inovadores em sistemas públicos de saúde no Brasil. Esses equipamentos são essenciais no diagnóstico de câncer de mama, um dos mais prevalentes e de maior letalidade entre as mulheres.

Foram analisados dados públicos de 448 regiões de saúde brasileiras com o intuito de investigar os fatores que impactam a adoção de mamógrafos inovadores no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os resultados mostram influência positiva do uso de mamógrafos simples, da taxa de médicos especialistas, técnicos em radiologia e mulheres acima de 40 anos na adoção desses equipamentos. Foi também observada uma distribuição desigual de mamógrafos inovadores no país. Tais resultados contribuem para orientar ações no SUS, desenvolver políticas públicas mais efetivas e direcionar estudos futuros acerca do tema.

Leia o artigo em: periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/90669

O estudo foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGADM/FACE/UFG). 

Autores:

  • Túlio Silva Oliveira
    Escola de Governo do Estado de Goiás
    Lapei e egresso PPGADM - Universidade Federal de Goiás

  • Cândido Vieira Borges Júnior
    Lapei - Universidade Federal de Goiás

  • Antônio Isidro da Silva Filho
    Universidade de Brasília

  • Silvana de Lima Vieira dos Santos
    Universidade Federal de Goiás

  • Denise Santos de Oliveira
    Lapei - Universidade Federal de Goiás


Referência: SILVA OLIVEIRA, T.; VIEIRA BORGES JÚNIOR, C.; DA SILVA FILHO, A. I.; DE LIMA VIEIRA DOS SANTOS, S.; SANTOS DE OLIVEIRA, D. SUS: Uso de equipamentos inovadores para diagnóstico do câncer de mama. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 29, p. e90669 , 2024. DOI: 10.12660/cgpc.v29.90669.

 


Texto (com informações do artigo): Fernanda Arantes

Arte da capa: Jacqueline Oliveira

Kategorien: Pesquisa