Pesquisadoras do Lapei participam de Grupo de Trabalho do Programa do Artesanato Brasileiro
Encontros iniciais aconteceram em Brasília.
As pesquisadoras do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/FACE/UFG), Fernanda Arantes Manso e Lorrana Laila S. de Almeida, participam de Grupo de Trabalho (GT) do Programa do Artesanato Brasileiro, o PAB.
Os encontros iniciais aconteceram na sede do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em Brasília, entre os dias 06 e 07 de novembro. Na ocasião, foram realizadas oficinas dos GTs, que contaram com a presença de representantes das federações e confederações cadastradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), universidades, entidades do setor, lojistas, SEBRAE, coordenadores estaduais e outros órgãos do Governo Federal. As discussões se concentraram em três eixos temáticos.
O primeiro eixo, Marco Legal, foca na análise e estabelecimento das normas e legislações que impactam o artesanato, buscando melhorias e adequações para o setor artesanal. O segundo eixo, Acesso ao Mercado, procura desenvolver estratégias para facilitar a inserção dos produtos artesanais em diferentes canais de comercialização, através do acesso a mercados locais, nacionais e internacionais. E o terceiro eixo, Qualificação, visa desenvolver iniciativas voltadas à capacitação dos artesãos, a partir do aprimoramento de habilidades e desenvolvimento de competências empresariais.
As pesquisadoras do Lapei integram o GT Qualificação e, conjuntamente aos demais membros integrantes do grupo, elaboraram durante a oficina o planejamento de ações estratégicas que devem ser implementadas entre novembro de 2024 e fevereiro de 2026. Novos encontros dos grupos de trabalho estão previstos para acontecer de maneira remota.
Arte da capa: Jacqueline Oliveira
Texto: Fernanda Arantes e Lorrana Almeida
Publicada em 18/11/2024 às 16h30.