Capa notícia 021224

Projeto da UFG incentiva alunos no empreendedorismo

A iniciativa é formada por oficinas, mentorias e consultorias.

O Trilhas de Empreendedorismo UFG é uma iniciativa que capacita jovens universitários a desenvolverem seus próprios negócios tradicionais*. O projeto oferece oficinas, mentorias, consultorias e eventos, visando promover a geração de ideias e o fortalecimento do empreendedorismo no ambiente acadêmico.

Com carga horária de 30 horas, que mescla momentos presenciais e online, o Trilhas é um programa completo que aborda temas como modelagem de negócios, marketing, finanças, gestão de tempo e inteligência emocional.

Angelita Lima na abertura do Trilhas de Empreendedorismo. Na foto, a reitora da UFG, Profa. Angelita Lima está em uma sala de aula, falando com alunos participantes do Trilhas de Empreendedorismo, no momento da abertura das ações em um dos câmpus da UFG.
Reitora da UFG, Profa. Dra. Angelita Lima, participa da abertura do Trilhas de Empreendedorismo no Câmpus Colemar. Foto: Lapei/UFG.

 

É promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/FACE), em parceria com o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/PRPI), ambos vinculados à Universidade Federal de Goiás (UFG).

Abertura Trilhas de Empreendedorismo Samambaia. Alunos participam da abertura do projeto Trilhas de Empreendedorismo no Câmpus Samambaia. Todos se encontram em um auditório.
Abertura do Trilhas no Câmpus Samambaia. Foto: Lapei/UFG

 

O que já aconteceu?

Desde seu início, o Trilhas tem apoiado a jornada empreendedora dos participantes com atividades práticas e inspiradoras. Foram realizadas consultorias individuais de diagnóstico, além de oficinas distribuídas em duas trilhas principais:

  • Trilha Empreendedor Potencial: com foco em primeiros passos e modelagem de negócios.

  • Trilha Empreendedor em Operação: dedicada a finanças e estratégias de marketing.

 

Oficina Primeiros Passos - Trilhas de Empreendedorismo. Na foto uma professora jovem, cabelos pretos, vestindo calça jeans e camisa branca. Ela explica algo para a turma, apontando para uma tela de projeção.
Oficina Primeiros Passos (Câmpus Colemar) - Profa. Dra. Fernanda Arantes. Foto: Lapei/UFG

 

Oficina Primeiros Passos 2 - Trilhas de Empreendedorismo. Na foto, alunos reunidos em grupo, na sala de aula, trabalhando em uma atividade.
Oficina Primeiros Passos (Câmpus Colemar). Foto: Lapei/UFG

 

Oficina Estruturando o Meu Modelo de Negócio - Trilhas de Empreendedorismo. Na foto um professor jovem, cabelos pretos, vestindo calça jeans e camisa cinza. Ela explica algo para a turma, apontando para uma tela de projeção.
Oficina Estruturando o Meu Modelo de Negócio (Câmpus Goiás) - Prof. Me. Daniel Pagotto. Fonte: Lapei/UFG

 

Os encontros presenciais incluíram oficinas realizadas com alunos de quatro câmpus da UFG, Aparecida de Goiânia, Samambaia, Goiás e Colemar Natal e Silva, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e compartilhar experiências com colegas de diversas áreas.

Oficina Finanças - Trilhas de Empreendedorismo. Na foto, uma sala de aula. Os alunos sentados em círculo e o professor em pé, no centro, explicando o conteúdo.
Oficina de Finanças (Câmpus Samambaia) - Prof. Me. Anderson Schneider. Foto: Lapei/UFG

 

Oficina Marketing. Trilhas de Empreendedorismo. Na foto, a imagem de um computador com uma reunião on-line acontecendo. A oficina foi realizada virtualmente.
Oficina de Marketing - Prof. Dr. Altair Camargo. Foto: Lapei/UFG.

 

Próximos passos

No mês de dezembro estão programadas palestras sobre gestão de tempo e inteligência emocional, além de um painel sobre programas da UFG de apoio ao empreendedorismo. Outro ponto alto são as mentorias com empreendedores locais, que irão trazer exemplos reais de negócios bem-sucedidos, por meio de conversas e trocas de experiências com seus fundadores.

O encerramento contará com uma feira de negócios, que será realizada nos Câmpus Colemar e Samambaia na segunda semana de dezembro. Esse momento permitirá que os alunos apresentem seus projetos ao público, consolidando o aprendizado e fomentando a visibilidade de suas iniciativas.

O Trilhas de Empreendedorismo segue como um exemplo de como a universidade pode impulsionar o empreendedorismo tradicional e transformar ideias em realidade.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail lapeiufg@gmail.com ou acompanhe as redes sociais do Lapei (@lapeiufg).

*Negócios tradicionais se referem a empreendimentos voltados a áreas como alimentação, vestuário, ensino, dentre outras, cuja base do empreendimento não é tecnológica.

 

Texto: Bianca Porto

Arte da capa: Gustavo Crispim

Revisão: Fernanda Arantes 

Publicada em 02/12/2024 às 11:41. 

Categorias: Trilhas de Empreendedorismo