
Quatro em cada 10 empreendedoras goianas têm negócios operando em sua casa
Confira na 5ª edição do relatório "Perfil da Empreendedora Goiana".
Mulheres que criam e operam seus negócios em casa representam um fenômeno crescente em Goiás. Dados da 5ª edição do relatório “Perfil da Empreendedora Goiana - Empreendedorismo por Mulheres e o Desafio de Empreender em Casa”, elaborado pelo Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/FACE/UFG) e pelo Sebrae Goiás, revelam que quatro em cada 10 empreendedoras no estado criam e gerenciam seus negócios dentro de casa. Entre os homens, essa proporção é menor, com apenas um em cada 10 utilizando o espaço da sua residência para empreender.
O relatório foi apresentado na sexta-feira (28/03), durante o evento Sebrae Delas 2025, uma iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo por mulheres no estado e em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
A reitora da Universidade Federal de Goiás, Profa. Dra. Angelita Pereira de Lima, destacou em sua fala: “Um grande trabalho esse, a quinta edição do Perfil da Empreendedora Goiana. O trabalho amadureceu bastante com essas cinco edições. A revisão que permitiu um olhar mais apurado, mais cuidadoso e mais focado. Então, a escolha da publicação da edição deste ano de focar e olhar para as características da empreendedora em casa foi um acerto grande do Lapei em parceria com o Sebrae”.

O estudo está estruturado em três capítulos:
1. Perfil da Empreendedora Goiana – atualiza as análises sobre as características das empreendedoras no estado, abordando dados sociodemográficos e informações sobre seus negócios.
2. Empreender em Casa: Perfil das mulheres e dos seus negócios – aprofunda a análise do perfil das mulheres que utilizam a própria casa para empreender, destacando particularidades em relação àquelas que possuem negócios fora do lar.
3. Mulheres que Empreendem em Casa: motivos, desafios e recomendações – apresenta as razões que levam essas mulheres a empreender em casa, os desafios enfrentados e recomendações para superá-los.
A 5ª edição do relatório está disponível em: https://lapei.face.ufg.br/p/perfil-da-empreendedora-goiana
Notícia publicada em 31/03/2025 às 17:59.