Representantes do Lapei visitam a sede da Cooperativa Bordana
A visita teve como objetivo dialogar sobre possibilidades de parcerias.
No dia 8 de julho, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei), da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG (FACE/UFG), visitaram a sede da Cooperativa Bordana. O objetivo foi conhecer de perto os projetos voltados ao bordado, artesanato e empreendedorismo desenvolvidos pela cooperativa, além de discutir possibilidades de parcerias entre as instituições.
A recepção foi conduzida por Celma Grace, idealizadora, cofundadora e presidenta da Bordana, que apresentou as instalações da cooperativa. Em seguida, os pesquisadores do Lapei conheceram outras cooperadas e dialogaram sobre os desafios enfrentados na produção artesanal e as estratégias adotadas para fortalecer o trabalho coletivo e sustentável.
A aproximação com iniciativas como a Bordana está alinhada à missão do Lapei, que busca oferecer suporte técnico qualificado ao empreendedorismo goiano, promovendo práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.
Participaram da visita os coordenadores do Lapei, Cândido Borges e Daniel Pagotto, além das pesquisadoras Fernanda Arantes Manso, Lorrana Laila Almeida, Natália Aguiar, Jéssica Carvalho e Daiane Martins.

| Equipe do Lapei e cooperadas da Bordana durante visita à sede da cooperativa. |
| Fonte: Lapei/FACE/UFG |
Sobre a Bordana
A ideia de criar uma cooperativa de bordadeiras e produção artesanal com foco no Cerrado goiano surgiu em 2008, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de pessoas artesãs, em especial, mulheres entre 40 e 75 anos, incentivando sua autonomia financeira. Em 6 de agosto de 2011, foi oficializada a Cooperativa de Bordadeiras e Produção Artesanal do Cerrado Goiano.
Saiba mais em: www.bordana.com.br
Texto: Aline Alfaia
Arte da capa: Jacque Oliveira
Revisão: Fernanda Arantes
Publicada em 09/07/2025 às 15:55
