Edição 2025 das Trilhas de Empreendedorismo se aproxima do encerramento
A iniciativa foi realizada pelo Lapei/FACE em parceria com o CEI/PRPI/UFG.
A Universidade Federal de Goiás (UFG), reafirma seu compromisso com a formação integral e a autonomia socioeconômica de seus estudantes. Em setembro de 2024, as Trilhas de Empreendedorismo iniciaram com sucesso sua primeira edição, firmando-se como uma importante iniciativa para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e ampliação de renda dos universitários.
Em 2025, a segunda edição, lançada em setembro, com início das atividades em 06 de outubro, foi novamente fruto da colaboração entre o Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/FACE) e o Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/PRPI).
O objetivo central das Trilhas é apoiar estudantes de graduação que empreendem ou que desejam empreender em segmentos tradicionais, a fim de que possam aumentar sua renda e ter condições de permanecer na graduação. Pensando nisso, foi oferecida uma estrutura de apoio e capacitação em busca de impulsionar a criação e desenvolvimento de negócios por parte dos discentes.
Nas Trilhas, são oferecidas duas modalidades:
-
Trilha para Empreendedores em Potencial, que possui como público-alvo estudantes com ideias de negócio em fase inicial.
-
Trilha para Empreendedores em Operação, voltada a estudantes que já atuam no mercado com um negócio tradicional.
Em ambas as trilhas os participantes contaram com oficinas, mentorias, consultorias individuais de acompanhamento, palestras e feiras.
As atividades da segunda edição do programa ocorreram entre setembro e novembro de 2025. As inscrições foram realizadas em dois ciclos, de 15 a 28 de setembro, com um novo ciclo aberto de 13 a 14 de outubro. As aberturas oficiais aconteceram nos dias 06 e 07 de outubro, com as atividades presenciais concentradas nos Câmpus Colemar Natal e Silva e Samambaia.
O encerramento do ciclo 2025 foi marcado pelas feiras de empreendedorismo, realizadas nos dias 25 e 27 de novembro, onde os participantes puderam expor e comercializar seus produtos e serviços, bem como apresentar seus projetos em desenvolvimento, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos.
A segunda edição registrou um total de 127 inscrições, abrangendo estudantes de 49 cursos de graduação da UFG. A iniciativa alcançou os câmpus Colemar Natal e Silva, Samambaia, Goiás e Aparecida de Goiânia, refletindo o interesse da comunidade acadêmica.
![]() |
![]() |
![]() |
| Registro da feira de encerramento das Trilhas de Empreendedorismo no campus Samambaia |
Confira os principais segmentos dos empreendimentos participantes da segunda edição:
-
Consultoria;
-
Aulas Particulares;
-
Setor de Alimentos;
-
Serviços;
-
Artesanato;
-
Joias e
-
Vestuário.
Os resultados da segunda edição das Trilhas de Empreendedorismo UFG não apenas fortalecem a cultura empreendedora dentro da UFG, mas contribuem diretamente para a inserção qualificada dos alunos no mercado de trabalho.
O que ainda vai acontecer:
Até o dia 19/12 os estudantes participantes da segunda edição deverão entregar os projetos simplificados de seus empreendimentos, prevendo os próximos passos. Para 2026, a equipe gestora das Trilhas prevê novo planejamento de atividades para apoio aos estudantes, com base na avaliação de satisfação a ser realizada com os alunos.
Publicada em: 11/12/2025 às 15:50



