Bases de Dados para Pesquisa

Atualmente, pesquisadores em empreendedorismo podem contar com várias bases e repositórios de dados secundários para realizar estudos na área. A seguir listamos alguns exemplos.

ibge-logo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reúne diferentes dados que podem trazer insights para pesquisas em empreendedorismo. Alguns exemplos de levantamentos realizados pela organização que podem ser usadas em investigações da área incluem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), a Síntese de Indicadores Sociais, dentre outros.

ice

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) é feito para os 100 municípios mais populosos do Brasil e o objetivo é avaliar locais que apresentam melhores condições para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.

datasebrae_transp

O Data Sebrae é um repositório nacional no qual dados e relatórios provenientes de análises e estudos desenvolvidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas são disponibilizados.

gem

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realiza levantamentos sobre empreendedorismo e ecossistemas de empreendedorismo em todo o mundo. É um consórcio em rede de equipes nacionais associadas principalmente às principais instituições acadêmicas e a única fonte de pesquisa global que coleta dados sobre empreendedorismo diretamente de empreendedores individuais. As ferramentas e dados GEM são, portanto, únicos e beneficiam vários grupos de partes interessadas. Os dados disponibilizados se enquadram em duas categorias: Comportamento e Atitudes Empreendedoras e Condições da Estrutura Empresarial.

psed

O Panel Studies of Entrepreneurship Dynamics (PSED) é um levantamento no formato de painel que acompanhou empreendedores ao longo de seis anos. Os dados do PSED referem-se aos Estados Unidos, são de domínio público e oferecem uma ampla descrição sobre empreendedores nascentes, como idade, raça, etnia, sexo, renda familiar, escolaridade, situação de emprego, estado civil, cidadania, ano de nascimento, bem como dados sobre capital social e capital financeiro.

gali

O Global Accelerator Learning Initiative (GALI) é um consórcio composto por várias organizações que visa reunir conhecimento acerca da operação de aceleradoras de empresas no mundo todo. O intuito do levantamento é fomentar um entendimento sobre como as aceleradoras afetam o crescimento dos empreendedores ao longo do tempo. Para acessar os dados é necessário preencher um formulário de solicitação dos dados.

kauffman_logo_favicon

Kauffman Indicators of Entrepreneurship disponibiliza dados sobre a criação de empreendimentos nos Estados Unidos. O seu foco está no empreendedorismo em estágio inicial.

gii

O Global Innovation Index (GII) visa identificar e definir métricas e métodos que possam capturar as multidimensões da inovação. A base de dados é composto por cerca de 80 indicadores e se baseia em dois subíndices: Innovation Input Sub-Index e Innovation Output Sub-Index.

logo-Ciep

Comparative Immigrant Entrepreneurship Project (CIEP) foi desenhado pela Princeton University para examinar a prevalência do empreendedorismo transnacional em comunidades de imigrantes e fornecer informações básicas sobre seus contornos empíricos e correlatos. Os arquivos publicados incluem uma declaração explicativa do estudo, um livro de códigos e arquivos de dados em formato SPSS e STATA disponíveis para análise.

nls

National Longitudinal Surveys (NLS) são um conjunto de pesquisas destinadas a reunir informações em vários momentos sobre as atividades do mercado de trabalho e outros eventos significativos da vida de grupos de homens e mulheres.

census-bureau-logo

Annual Survey of Entrepreneurs (ASE) disponibiliza dados anuais sobre características econômicas e demográficas selecionadas de empresas empregadoras e proprietários de empresas. Os dados são fornecidos por gênero, etnia e raça.

Survey of Business Owners and Self-Employed Persons (SBO) disponibiliza dados coletados regularmente sobre características econômicas e demográficas selecionadas de empresas e seus proprietários (que não são empregadores), incluindo os trabalhadores por conta própria. Os dados são fornecidos por gênero, etnia e raça.

Na imagem aparece as siglas SBA que representa o nome Small Business Administration (SBA)

A US Small Business Administration (SBA) é uma agência federal americana voltada para as pequenas empresas. Continuamente publica conjuntos de dados que podem servir para pesquisas do campo do empreendedorismo. Dentre os dados disponíveis ao público, estão alguns sobre empresas, empregadoras e não empregadoras, pertencentes a mulheres.