#1 Blog LAPEI: Conheça nossa história
Texto por Fernanda Arantes
Revisado por Cândido Borges
Colaboração de Daniel Pagotto, Jéssica Borges e Daiane Martins
Publicado em 08/06/2021
A história do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação teve início com a fundação da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás, em junho de 2009. Em agosto daquele ano, o Prof. Dr. Cândido Borges, docente no curso de Administração da FACE e pesquisador na área de empreendedorismo, convidou alguns alunos que demonstraram interesse pela pesquisa para participarem de projetos de pesquisa. Voluntariamente, os graduandos em Administração Thayrone Noleto e Renan Manzi, começaram a pesquisar sobre empreendedorismo. O LAPEI começava a se formar, mas sob o nome de Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo (GPE).
Sede da FACE/UFG no campus Samambaia (fonte: Instagram face.ufg)
Com o passar do tempo, os projetos começaram a ser desenvolvidos em parceria com outros docentes da instituição, a exemplo da Profa. Maria Salete Freitag e Maria Clarice Patriarca. Aceitando o convite, outros alunos de graduação passaram a atuar nas pesquisas em projetos sobre empreendedorismo sustentável, empreendedorismo tecnológico e políticas públicas para o empreendedorismo. A ex-aluna de graduação e membro do GPE, Luana Tondolo, compartilhou sua experiência:
“Foi um período de grande aprendizado. Iniciei minhas atividades em 2011 no projeto sobre empreendedorismo sustentável. O Prof. Cândido nos ensinou sobre a busca e escolha de bons artigos científicos, sobre as etapas de uma pesquisa e como executá-las. Conheci softwares de pesquisa e realizei diversas atividades, como a busca de artigos, organização da base bibliográfica do projeto, transcrição de entrevistas, dentre outras. Essa experiência me ajudou a desenvolver meu Trabalho de Conclusão de Curso no âmbito do próprio projeto, tornando o processo mais leve, em relação ao de alunos que não tiveram a mesma experiência. Além disso, pude participar de congressos científicos em outros estados, conhecendo outros pesquisadores e alunos que estudam o tema. Colaborei também com a organização de um evento científico em nossa universidade, uma edição do EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. A experiência adquirida no GPE e os frutos dela, como os artigos científicos publicados, me auxiliaram na entrada e conclusão do mestrado. A possibilidade de contribuir com outros projetos, como o de empreendedorismo tecnológico, também me auxiliou em minha vida profissional, quando atuei na Incubadora de Empresas da universidade. Aprendi a empreender não somente na pesquisa ou vida profissional, mas em novos hábitos, maneiras de agir e enxergar oportunidades.” (Luana Tondolo, ex-membro bolsista do LAPEI) |
Com o início das atividades do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFG) em 2014, alunos do mestrado também começaram a participar das pesquisas e reuniões. Periodicamente, os membros do grupo se reuniam para discutir o andamento dos estudos e para oferecer feedback sobre o desenvolvimento das dissertações. Foram diversas participações em eventos científicos nacionais, além da organização de outros locais.
No mesmo ano, em parceria com o Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), o LAPEI apoiou o desenvolvimento da primeira Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) e o UFG Empreende. A OEU é uma competição com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora na comunidade acadêmica. Já o UFG Empreende é um programa de formação em empreendedorismo voltado inicialmente para o público da universidade, mas que mais tarde viria a ser aberto a toda a comunidade. Membros do LAPEI e egressos e discentes do PPGADM/UFG, como os pesquisadores Luciana Padovez, Altair Camargo, Daniel Pagotto e Fernanda Arantes, coordenados pelo Prof. Cândido Borges e pela coordenadora do CEI, Emília Rosângela, participaram da idealização e desenvolvimento destas ações.
Membros do LAPEI apresentaram artigos científicos na da 9ª edição do EGEPE em 2016, em Passo Fundo (RS) (fonte: arquivo LAPEI)
Em 2016, com o intuito de auxiliar na formação em pesquisa de alunos da graduação, não somente da UFG, mas de outras instituições de ensino superior, foi desenvolvido o Programa de Iniciação à Pesquisa em Empreendedorismo (PIPE), que teve sua primeira edição naquele ano. Durante três meses, os participantes foram introduzidos ao universo da pesquisa científica, participando de treinamentos e mentorias ministrados por alunos de mestrado e professores doutores da FACE.
Alunos de graduação apresentam os resultados alcançados no PIPE em 2016 (fonte: arquivo LAPEI)
Contribuindo para o avanço da pesquisa e prática em empreendedorismo, em 2019 foi idealizado o Empreende FACE, uma competição universitária estruturada em quatro etapas, nas quais os participantes participam de atividades relacionadas ao processo de criação de um empreendimento, com o intuito de desenvolver competências como criatividade, comunicação, identificação de oportunidades e gestão financeira.
Alunos de graduação participaram do Empreende FACE em 2019 (fonte: arquivo LAPEI)
Em 2019 o grupo de pesquisa direcionou esforços para estudos sobre inovação, passando a adotar a área de pesquisa em seu nome. O GPE se transformava oficialmente em LAPEI. Atualmente, pesquisas na área de inovação em saúde são conduzidas pelo laboratório, sendo parte integrante e um dos fundadores do Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde (CIGETS/UFG).
Não podemos esquecer de mencionar a contribuição do LAPEI para a formação em pós-graduação. Por meio do laboratório, alunos de mestrado e doutorado vinculados ao PPGADM/UFG tiveram a oportunidade de participar do laboratório, sendo introduzidos a atividades de pesquisa científica, ensino e extensão. Com isso, muitos tiveram suas primeiras experiências de participação em congressos científicos, na orientação de alunos de graduação e em tutoria em programas de ensino do empreendedorismo. Foram mais de 20 alunos de pós-graduação que passaram pelo LAPEI e a participação desses discentes contribuiu para a produção científica de qualidade do laboratório, publicada em anais de eventos científicos, relatórios, livros e periódicos da área. Atualmente, são mais de 100 publicações, que podem ser consultadas no site do LAPEI.
“Quando penso na trajetória do LAPEI e sua situação em 2021, o sentimento que emerge é de muita satisfação. Todas as atividades que o grupo realizou, a quantidade de estudantes de graduação e pós-graduação para qual ele colaborou no processo de formação e os produtos e pesquisas entregues à sociedade são elementos que mostram que valeu a pena empreender, em 2009, a criação de um grupo de pesquisa em empreendedorismo e inovação na FACE/UFG. Um fator em especial me deixa especialmente feliz: o vínculo duradouro das pessoas com o LAPEI e o sucesso delas fora dele. Alguns de nossos integrantes ou egressos construíram sua vida acadêmica ou profissional influenciados, em parte, pelas experiências e aprendizados no LAPEI e mesmo após seguirem outros caminhos fora da UFG, continuam mantendo o vínculo, ou no mínimo o carinho, com o grupo. Mas o LAPEI já está consolidado? Não. Quando conversamos com empreendedores algo fica claro: existe um longo caminho entre a idealização de uma nova empresa, o seu registro e ela existir e perdurar, de fato, com produtos, clientes, vendas e equilíbrio financeiro. Quase doze anos depois de ter iniciado a criação do LAPEI, a minha conclusão é a mesma: a criação de um grupo de pesquisa requer muito mais que o seu registro nas instâncias regulamentares da universidade ou no Diretório de Grupos do CNPq. Ao mesmo tempo sinto o LAPEI forte e frágil, já fizemos muito, mas não o suficiente, ele já existe, mas ainda está em formação. As atividades de ontem nos honram, mas a incerteza do amanhã nos alertam e indicam a necessidade de constante investimento de ideias, criatividade e energia no grupo. Empreendedorismo e Inovação - nosso objeto principal de estudo, é também o que precisamos para dar vida longa e relevante ao LAPEI.” |
Seguimos com o propósito de contribuir para o avanço do conhecimento científico e fortalecimento da pesquisa, ensino e extensão em nosso país. Conheça mais sobre nossas linhas de pesquisa, membros atuais e atuação aqui, em nosso site.
Depoimentos de alguns pesquisadores que passaram pelo LAPEI:
"Começando pelo lado acadêmico, o LAPEI, em especial a orientação do Prof. Cândido Borges, me mostrou a relevância do Empreendedorismo e as diversas formas que ele poderia ser estudado e ensinado. As discussões com os colegas sempre foram ricas, visando estimular o senso crítico, que é uma das competências altamente valorizadas tanto na academia quanto no mercado. Foi a partir dos esforços conjuntos entre o LAPEI, o CEI e a PRPI que surgiu o UFG Empreende, curso do qual tive o prazer de ser um dos criadores e professores, que capacitou mais de 500 alunos para o Empreendedorismo. Ainda, a partir dele iniciei uma carreira profissional, com uma escola de empreendedorismo que ensina pessoas a abrirem e desenvolverem seus negócios, pela qual já passaram mais de 5 mil alunos. Não menos importante, os aprendizados no LAPEI, seja na forma de discussão e redação de artigos, apresentações, docência e pesquisa foram fundamentais para minha aprovação no processo seletivo de doutorado. A base que vivi no LAPEI foi utilizada enormemente no meu doutorado, tornando a pesquisa ainda mais relevante para o mercado e para a academia." (Altair Camargo, pesquisador parceiro do LAPEI) | |
“Minha participação no LAPEI (antigo GPE) agregou para o meu desenvolvimento em diversos sentidos: a maior contribuição foi que, sob a orientação do Professor Cândido Borges, conheci e me aprofundei no empreendedorismo, principalmente sob a ótica da vulnerabilidade social. Fato que abriu os meus olhos para enxergar o desenvolvimento econômico e social de outro ponto de vista. Além disso, sempre participamos ativamente de vários processos como orientação, participação em aulas como professora e moderadora, além da participação e organização de eventos e cursos, o que proporcionou interagir com especialistas da área e aprender a lidar com questionamentos e problemas que aconteciam no decorrer do processo. Com toda a experiência do grupo e o currículo que construí, consegui entrar em um programa de doutorado de alta qualidade e uso as competências desenvolvidas até hoje.” (Mariana Uchôa, ex-membro do LAPEI) |
|
"No LAPEI tive momentos importantes para minha carreira acadêmica e profissional. No grupo, tive contato com a literatura de empreendedorismo, aprendi a analisar, resumir e redigir artigos. Além disso, a partir dele, pude cocriar, em parceria com o CEI (@ceiufg), o UFG Empreende, programa de capacitação em empreendedorismo que atingiu toda a Universidade, com mais de 500 alunos. O UFG Empreende me despertou a necessidade de avaliar a aprendizagem em empreendedorismo e o desenvolvimento de competências empreendedoras, originando minha pesquisa de doutorado. Sou muito grata ao grupo pelas contribuições com minha tese, que foram desde o campo de pesquisa, contribuições para o instrumento de pesquisa até a revisão e apresentação do trabalho. Em paralelo ao doutorado, também fundei uma empresa de capacitação em Empreendedorismo, a Sempreende e sem dúvidas, o conhecimento científico nos ajudou a levar conteúdo de mais qualidade aos alunos, o que se tornou nosso diferencial no mercado. Agradeço ao Prof. Cândido e a todos os participantes do grupo pelas contribuições tão valiosas para minha pesquisa e minha vida!" (Luciana Padovez – pesquisadora parceira do LAPEI) |
Publicado em 08/06/2021 12:17