#4 Blog LAPEI - Estratégias para lidar com a rejeição de um artigo científico

Texto por Daiane Martins
Revisão: Fernanda Arantes e Cândido Borges 
Publicado em 24/09/2021

 

texto 5 - Eventos científicos Já dizia o pesquisador Wesley Mendes da Silva, em editorial publicado na Revista de Administração Contemporânea, “Todo indivíduo autor terá que lidar com a possível situação de rejeição de trabalhos submetidos ao longo de sua carreira, a menos que decida não submeter suas pesquisas para publicação.”¹

Os motivos que podem levar a receber uma carta de rejeição são variados, envolve o artigo estar fora do escopo da revista, a contribuição para a literatura não estar devidamente argumentada, o método apresentar-se limitado, ou a análise dos resultados mostrar-se inadequada. Outro motivo que pode levar a rejeição do artigo é plágio suspeito ou confirmado¹, por isso, é fundamental tratar a pesquisa científica com rigor e robustez em todas as etapas do processo. 

Como pesquisadores, sabemos que a publicação de pesquisas em periódicos científicos de alto impacto não é um caminho fácil. Mas o que podemos fazer após receber uma comunicação de rejeição? 
Listamos algumas estratégias que podem ser utilizadas quando você, pesquisador, se deparar com essa situação²:

1 - Antes de tudo, controle seus sentimentos: a rejeição de manuscritos é especialmente mais difícil para autores no início de suas carreiras. Busque avaliar racionalmente os motivos pelos quais seu trabalho pode não ter sido aceito. Evite levar os feedbacks recebidos para a esfera pessoal.

2 - Leia cuidadosamente a comunicação de rejeição: os comentários dos avaliadores certamente serão úteis para o progresso e o desenvolvimento da sua pesquisa. Evite ler a comunicação de rejeição indo direto à frase que não desejaria ler; explore tudo que está sendo comunicado pelos revisores. 

3 - Considere enviar para o mesmo periódico: se os problemas citados na comunicação de rejeição do artigo referirem-se a etapas ou resultados que você executou, mas, por algum motivo, foram omitidos em seu trabalho, você poderá refazer a submissão de seu manuscrito, incluindo os métodos, ou dados, inicialmente ausentes. Mas, antes, verifique se o periódico permite uma nova submissão do artigo.

4 - Siga as orientações: no processo de revisão de muitos periódicos, os artigos que não seguem cuidadosamente as instruções em termos de formato, contagem de palavras, quantidade de figuras e tabelas, assim como o estilo de referência, são rejeitados imediatamente. Artigos que não seguem as instruções atrasam a revisão. Portanto, revise as orientações antes de submeter à revista, seja ela a mesma para a qual enviou o artigo anteriormente ou um novo periódico.

5 - Alinhe o seu manuscrito com o escopo do novo periódico: caso opte por enviar o texto para uma outra revista, além da formatação, é necessário que o artigo a ser submetido se enquadre no escopo do novo periódico. A incompatibilidade entre o tema discutido no artigo e o escopo de publicação definido pela revista é um motivo comum para desk reject (rejeição sumária). É altamente recomendável revisar algumas edições da revista, examinando seu conteúdo e seu formato, antes de enviar seu artigo. Além disso, tenha em mente que, não raramente, os mesmos revisores podem ser solicitados a ler seu artigo para a nova revista que você irá submeter. Portanto, é necessário fazer todas as alterações apropriadas, tomando por base o feedback já fornecido na revisão inicial. Quando não for viável conduzir alterações substanciais - como a coleta de novos dados - pode ser prudente incluir uma justificativa em sua carta de apresentação ao editor da revista, ou em um apêndice suplementar ao artigo da nova submissão. 

Os conselhos aqui apresentados se baseiam naqueles fornecidos pela pesquisadora Gail M. Sullivan. São valiosos e nos ajudam a compreender o processo de publicação de artigos em periódicos. A publicação de artigos científicos é fruto de um trabalho árduo de pesquisa e receber uma carta de rejeição pode parecer desanimador. Contudo, encare esse momento como uma experiência de aprendizado e de desenvolvimento, pela qual todos nós, pesquisadores, passamos. Valorize também o trabalho dos revisores que dedicam tempo para fornecer melhorias para o seu trabalho, aumentando as chances de sucesso em uma nova submissão.¹ 

 

Nota:

Fontes das informações apresentadas

¹ Mendes-Da-Silva, W. (2020). Lições que podem ser aprendidas da rejeição de um artigo. Revista de Administração Contemporânea. v. 24, n. 4, p. 369-375. doi.org/10.1590/1982-7849rac2020200069
² Sullivan, G. M. (2015). What to do when your paper is rejected. Journal of Graduate Medical Education, 7(1), 1-3. https://doi.org/10.4300/JGME-D-14-00686.1.