#7 BLOG LAPEI - QUERO EXECUTAR MINHA PESQUISA, MAS POR ONDE COMEÇO?

Redação: Daiane Martins e Jennyfer Nunes da Silva 
Revisão: Fernanda Arantes
Publicado em 11/03/2022

Dicas de elaboração de cronograma O trabalho científico acontece em etapas e sua execução, até o alcance  do produto final, exige planejamento e gestão do tempo. Portanto, saber planejar e gerir bem o tempo são habilidades essenciais ao pesquisador. Para apoiar o processo, a elaboração de um cronograma torna-se crucial, pois é com esta ferramenta que as tarefas serão distribuídas ao longo dos meses, possibilitando a finalização do projeto de pesquisa de acordo com o prazo estabelecido. 

 

Para te ajudar, definimos algumas estratégias relacionadas à elaboração de um cronograma:

Estratégia 1: autoconhecimento. Analise quanto tempo é necessário para realizar determinadas tarefas. Por exemplo, quanto tempo você gasta para fazer a leitura de um texto científico ou para redigir um parágrafo de um artigo? Lembre-se: a pesquisa científica envolve diversas etapas e cada uma possui tarefas que exigem do pesquisador dedicação. Saber quais são as suas prioridades, o seu estilo de estudo, o ambiente que permitirá manter maior concentração e o tempo que precisa investir para determinadas atividades é um passo importante na preparação de um cronograma.

Estratégia 2: objetivos bem definidos. Defina bem os seus objetivos e metas ao desenvolver sua pesquisa. Qual seu principal propósito com esta pesquisa? Possui interesse em submeter para qual evento ou revista? Se a pesquisa se trata de uma dissertação ou tese, quais são os prazos estabelecidos pelo regimento do Programa de Pós-Graduação do qual você faz parte? Qual o prazo para submissão do projeto ao Comitê de Ética da sua instituição? É importante que você saiba quais são os seus interesses e obrigações ao realizar determinada pesquisa, pois isso é uma forma de não se perder durante o processo e não investir tempo e esforços em tarefas desnecessárias.

Estratégia 3: liste todas as suas obrigações diárias. Antes de elaborar o cronograma, tenha conhecimento dessas obrigações que lhe são atribuídas. Lembre-se: as obrigações envolvem não somente as atividades relacionadas à pesquisa que pretende desenvolver, mas todas as tarefas que você precisa cumprir durante o seu dia, como as do seu trabalho, por exemplo. Isso será uma forma de gerir o seu tempo, conciliando as suas demandas com as atividades relacionadas à pesquisa. Caso queira aprender mais sobre gestão do tempo, recomendamos que assista nosso microcurso "Gestão do Tempo para Pós-Graduandos". 

Estratégia 4: organize as tarefas da pesquisa de forma realista e estratégica. Agora como elaborar este cronograma? Liste todas as tarefas que precisam ser executadas e o prazo disponível para cada uma. Organize a lista de atividades na primeira coluna de uma tabela, em ordem decrescente, e insira os prazos nas demais colunas, de acordo com os meses subsequentes. Você pode agrupar as atividades do cronograma conforme as diferentes etapas do projeto de pesquisa. Analise novamente se o tempo estipulado é suficiente para executar cada  etapa.

Estratégia 5: faça uso de softwares e plataformas para a gestão do cronograma. O uso de softwares que permitem a construção de planilhas, tais como o Microsoft Excel® e o LibreOffice Calc, podem ser úteis durante a elaboração e, especialmente, para a gestão e o acompanhamento da execução do projeto de pesquisa. Quando se tem uma equipe de pesquisa envolvida, plataformas on-line, como o Google Sheets® tornam-se interessantes para que todos possam acompanhar o status de cada atividade. Outras plataformas que indicamos para comunicação com a equipe e apoio à gestão do cronograma, e que possuem versões gratuitas, são: Trello®, Asana®, Slack® e Runrunnit®. 

Imagem Planejamento de Pesquisa2

Cronograma é uma ferramenta essencial  para o pesquisador! É simples de ser elaborada e, quando elaborada de forma factível, auxilia na execução e acompanhamento da  pesquisa. O autoconhecimento, a gestão do tempo e metas bem definidas são fatores importantes na hora de determinar prazos realistas no cronograma. Ao estabelecer prazos para cada etapa, você minimiza o desperdício de tempo e garante tomadas de decisões mais assertivas.

 

Nota: 
O texto com estratégias sobre a elaboração de um cronograma foi desenvolvido com base nas experiências de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (LAPEI-UFG).