Como é o processo seletivo de programas de mestrado e doutorado acadêmico em Administração? Referência do PPGADM/UFG

Elaborado por: Daiane Martins e Nercylene Xavier
Revisado por: Fernanda Arantes
Publicado: 17/11/2022

Você sabia que a trajetória da Pós-Graduação em Administração no Brasil começou por volta de 1967? Hoje, temos um rol considerável de programas espalhados pelo país e quando buscamos por esses programas que apresentam como linha de pesquisa o empreendedorismo, percebemos o quanto o interesse por esse tema aumentou. Confira quais são esses programas nesse outro post do nosso blog “O desenvolvimento da Pós-Graduação no Brasil e o Crescimento das Linhas de Empreendedorismo

Para auxiliá-lo(a) na compreensão sobre o processo de seleção para programas de pós-graduação stricto sensu, ou seja, programas de mestrado ou doutorado acadêmico, vamos utilizar como referência o Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás (PPGADM/UFG). O programa está dentre os que ofertam linhas de pesquisa em empreendedorismo no país. Mas, antes, gostaríamos que refletisse sobre alguns aspectos:

Imagem - Blog dica 19
  • Quais os temas de seu interesse?
  • Já pesquisou sobre universidades que possuem linhas de pesquisa que abrangem esses temas?
  • Gostaria de cursar um período da pós-graduação em outro país?
  • A instituição de interesse possui parcerias com instituições de ensino internacionais?

Antes de participar de qualquer processo seletivo para a pós-graduação, faça uma listinha de prioridades, isso ajuda a fazer uma boa escolha. Agora vamos ao que interessa!

É comum os processos seletivos de programas de pós-graduação em administração (PPGAs) exigirem como critério de avaliação o resultado do Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD (Teste ANPAD). Trata-se de um teste de proficiência aplicado em nível nacional para cursos de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis.

Dica 1: No PPGADM/UFG o Teste ANPAD é uma etapa eliminatória e classificatória, e possui peso de 30%. Confira o edital 005/2022 para ver detalhes referentes à pontuação exigida.

Dica 2: A comprovação de suficiência em língua inglesa é uma exigência que tem se tornado uma tendência nos PPGAs. No PPGADM/UFG você pode utilizar a nota obtida na prova de inglês do Teste ANPAD, mas são aceitas outras possibilidades previstas no edital. Esta etapa também é eliminatória, por isso, prepare-se.

Até aqui você já deve ter percebido que precisará se preparar para realizar o Teste ANPAD. Então você precisa saber que são realizadas quatro edições no ano e o teste avalia a capacidade de análise e interpretação de textos em língua portuguesa e inglesa, raciocínio analítico, lógico e matemático. Para saber mais, acesse a página oficial da avaliação https://testeanpad.org.br/.
Além desses requisitos, outros também estão presentes no processo seletivo, como a preparação de uma proposta de pesquisa (mestrado) ou de um projeto de pesquisa (doutorado). Isso mesmo! Os processos seletivos de mestrado e doutorado em Administração exigem que o candidato redija um texto apresentando os elementos que farão parte de sua pesquisa, caso seja aprovado na seleção. Então a nossa terceira dica é:

Dica 3: Elabore sua proposta ou o seu projeto de pesquisa considerando as linhas que o PPGA oferta. No PPGADM/UFG existem duas linhas, LP1 - Estratégia, Empreendedorismo e Inovação e LP2 - Administração Pública e Políticas Públicas. Considere também, de forma mais específica, os temas dentro das linhas que os docentes orientadores, vinculados ao programa, costumam pesquisar. Essa informação está disponível aqui. Essa etapa é classificatória e seu peso é de 20%.

Dica 4: Caso seja classificado nas etapas anteriores, haverá um momento em que você  precisará apresentar a sua proposta ou projeto de pesquisa para uma banca avaliadora. Trata-se de uma arguição oral, em que você será avaliado por professores do PPGA. Essa etapa é eliminatória e classificatória e possui peso de 30%

Dica 5: O currículo Lattes é também essencial no processo de seleção do PPGADM/UFG. Possivelmente, outros PPGAs também poderão solicitar no ato da inscrição, o seu currículo atualizado. Você conhece a plataforma Lattes? É uma plataforma de informações, cuja manutenção é mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Veja como preparar o seu currículo aqui. Sabendo dessa exigência, reúna suas produções acadêmicas e profissionais que contam como pontuação no processo seletivo e insira na Plataforma Lattes. Essa etapa é classificatória e possui peso de 20%.

Imagem2 - Blog dica 19

Descrevemos até aqui o que é exigido pelo PPGADM/UFG, mas não deixe de ler atentamente o edital para:

• compreender cada etapa;
  • fazer uma lista das exigências e
  • se preparar para cada fase, conforme as datas definidas.

Nota:

Fontes de informações auxiliares

Currículo Lattes. Plataforma Lattes. Recuperado em 20 de outubro de 2022 de: https://lattes.cnpq.br/.
Edital nº 005/2022. Edital de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Administração. Recuperado em 20 de outubro de 2022 de: https://ppgadm.face.ufg.br/p/32985-processos-seletivos.
Martins, Daiane. 2021. O desenvolvimento da pós-graduação no Brasil e o crescimento das linhas de empreendedorismo. Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação. Recuperado em 20 de outubro de 2022 de: https://lapei.face.ufg.br/p/39498-3-blog-lapei-o-desenvolvimento-da-pos-graduacao-no-brasil-e-o-crescimento-das-linhas-de-empreendedorismo.
Teste ANPAD. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Recuperado em 20 de outubro de 2022: https://testeanpad.org.br/.