Estudo de caso como estratégia na pesquisa científica

Elaborado por: Daiane Martins 
Revisado por: Fernanda Arantes
Publicado em 12/06/2023

 

Nesta imagem aparece um fundo azul com desenho em formato circular e frases curtas.

O estudo científico é composto por várias “camadas”, como bem exemplificado pelos autores Mark Saunders, Philip Lewis e Adrian Thornhill no desenho “Cebola de pesquisa” (research onion).¹ Cada etapa contém elementos necessários para a condução do estudo.

 

Entre as etapas, temos a estratégia de pesquisa.¹ Essa etapa diz respeito sobre como os dados serão coletados e analisados, mas é importante compreender que a estratégia de pesquisa precisa estar alinhada com a pergunta e objetivos do estudo. Por isso, primeiro ponto importante a ser considerado aqui: A sua pergunta de pesquisa é o primeiro passo importante para a construção do seu estudo, então dedique esforços para essa tarefa. Afinal, todas as outras etapas serão alcançadas tendo como norte essa pergunta², que deverá ser fundamentada na literatura sobre o tema e nas lacunas identificadas. Entendendo isso, vamos apresentar a dica sobre uma estratégia de pesquisa específica, conhecida como Estudo de caso.  

Estudo de caso é uma estratégia de pesquisa utilizada em investigações empíricas, que se concentra na compreensão mais aprofundada sobre um fenômeno em determinado contexto²,³. Outro ponto, nessa estratégia é possível que o pesquisador lide com uma variedade de fontes de evidências, sejam elas em formato de documentos, entrevistas ou mesmo observação direta do fenômeno (caso).² E você sabia que a estratégia Estudo de caso possui variações? Essa estratégia pode envolver casos únicos ou múltiplos casos. A escolha vai depender da pergunta de pesquisa.²

Dica sobre estudo de caso

  • Caso único - trata-se de um fenômeno com potencial revelador, mas exige uma investigação cuidadosa do caso para minimizar as chances de uma representação equivocada. Um projeto que utiliza caso único pode se enquadrar em um estudo que utiliza apenas uma unidade de análise - ou  que envolva mais de uma unidade de análise. Isso ocorre quando, dentro de um caso único é inserido na análise uma subunidade ou várias subunidades². Por exemplo, quando se estuda o caso de uma grande organização, com suas filiais, ou mesmo diferentes departamentos de uma mesma organização.
    Como exemplo de uma pesquisa que aplicou o método estudo de caso único, trouxemos o texto de Damiani e Tumelero (2023)4, intitulado “The Influence of intrapreneurship on accelerating digital transformation in a bank's credit operations center”. Os autores analisaram como o intraempreendedorismo acelerou a transformação digital em uma central de operações de crédito de um banco brasileiro, vinculada a um laboratório de inovação no Vale do Silício.
  • Casos múltiplos - tem potencial para gerar informações sobre um fenômeno ainda pouco explorado e generalizações sobre ele. Ao utilizar essa opção, o pesquisador deve escolher cuidadosamente cada caso, para que as investigações sirvam para contestar e/ou contrastar as respostas obtidas com cada caso. É importante também que o pesquisador mostre que todos os casos foram investigados seguindo um rigor e um plano de pesquisa padronizado, previamente estabelecido e sistematizado². Como exemplo, apresentamos o texto “A utilização de metodologias ágeis e sua contribuição para a inovação do modelo de negócios: um estudo de casos múltiplos no contexto de incubadoras e startups”, de autoria de Mota, Silva e Coelho (2022)5. O estudo deriva de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno das metodologias ágeis e sua aplicação na inovação dos modelos de negócios existentes. Os pesquisadores analisaram os casos de quatro incubadoras de empresas e treze startups incubadas por elas. 

E aí, já usou essa estratégia em alguma pesquisa? Tem interesse em utilizar? Para uma maior compreensão sobre aspectos referentes à estratégia Estudo de caso, indicamos o curso “Aspectos Teóricos e Práticos do Método de Estudo de Caso”, ministrado pela Profa. Dra. Rivanda Meira Teixeira (PPGADM/UFPR), um curso promovido pelo  nosso Laboratório (Lapei/UFG), em parceria com a divisão acadêmica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD-ITE), e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE). 

Por lá você terá um maior aprofundamento sobre o assunto. O curso está dividido em 3 módulos:

  • Módulo 1. O Uso do método do estudo de caso na pesquisa em empreendedorismo 
  • Módulo 2. Roteiro para a Metodologia usando o Método de Estudo de Caso Parte 1
  • Módulo 3. Roteiro para a Metodologia usando o Método de Estudo de Caso Parte 2

 

 

Nota:

Fontes utilizadas:

1Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill., A. (2009). Research methods for business students (5a ed.). Pearson Education.
2Yin, R. K. (2015). Case Study Research Design and Methods. (5a ed.). Sage.
3Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of management review, 14(4), 532-550.
4Damiani, R. M., & Tumelero, C. (2023). The Influence of intrapreneurship on accelerating digital transformation in a bank’s credit operations center. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1). https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2171
5Guimarães Mota, P., Luiz Barbosa da Silva, A., & Limongi França Coelho, R. (2022). The use of agile methodologies and their contribution to innovation of the business model: a study of multiple cases in the context of incubators and startups. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(2), e2170. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2170