Caso para ensino como ferramenta didática no campo do Empreendedorismo

Elaborado por: Gerson Borges Gomes e Daiane Martins Teixeira
Revisão por: Fernanda Arantes
Publicação: 07/07/2023

Pessoa de cabelo solto, usando óculos e segurando uma caneta. Os casos para ensino são um recurso difundido há mais de cem anos nas escolas de Administração norte-americanas. No Brasil, a produção deste tipo de conteúdo, no campo do ensino da Administração, ganhou destaque na primeira década dos anos 2000, a partir das publicações no Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD)¹,² o evento científico de referência da área no país.

Em 2009, o EnANPAD criou uma divisão chamada “Divisão de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EPQ)”, cujo objetivo era incentivar e melhorar a produção de casos para ensino nas referidas áreas do conhecimento.²

Como recurso pedagógico que permite uma contextualização da teoria e da prática, o caso para ensino apresenta os seguintes objetivos:¹
- possibilitar que sejam desenvolvidos conhecimentos, habilidades e atitudes consideradas necessárias para a prática da gestão, com o intuito de representar alguma complexidade;
- aproximar os estudantes da realidade da área, contribuindo para a associação entre os conceitos teóricos e a prática de um determinado contexto e
- transformar o ambiente de ensino (salas de aulas) em momentos com maior interação por parte dos alunos, dando a eles o protagonismo na aprendizagem.

É importante sabermos que desenvolver um caso para ensino é diferente do processo de elaboração de outros textos acadêmicos, como os artigos, por exemplo. Isso significa que esse tipo de texto não pode ser comparado com os textos científicos. Por isso, apresentaremos a seguir características do caso para ensino:

  1. costuma ser um texto/relato breve¹;
  2. deve ser desenvolvido com base em um tema central²;
  3. a sua elaboração só fará sentido se existir um dilema que guiará todo relato do caso escolhido (situação problema que será analisada em sala de aula)²;
  4. o texto deve ser estruturado para que contemple objetivos educacionais, afinal, o caso para ensino é um produto didático; 
  5. os casos para ensino geralmente são estruturados em duas partes: a) relato de uma situação específica; b) apresentação das notas de ensino²;
  6. os objetivos educacionais precisam ser declarados nas notas de ensino, sendo primordial para orientar o professor em como utilizar o caso em sala de aula;²
  7. não se trata de um texto argumentativo como um artigo científico, mas deve conter informações específicas que contribuam para que o estudante analise o caso, além de estimular a discussão em sala de aula e gerar reflexões entre eles, ao tomar uma decisão diante do dilema apresentado¹,².

Os casos para ensino representam uma potencial ferramenta de aprendizagem. Por isso, indicamos a leitura do texto “Nosso Caso para Ensino foi Rejeitado. O que Faltou?”.
Desenvolvido pelos pesquisadores Maria Salete Batista Freitag (GPAO/UFG e PPGADM/UFG), Fernanda Paula Arantes (PPGADM/UFG, GPAO/UFG e Lapei/UFG) e Lourival Ribeiro Chaves Júnior (UEM), o artigo descreve os principais erros cometidos na elaboração de casos para ensino e meios para aprimorá-los e publicá-los. 
É pertinente destacar que dentre as descrições  dos autores, foi ressaltado que as principais falhas na elaboração desse tipo de texto costumam ocorrer nas notas de ensino, exatamente na parte que servirá de guia para o professor aplicar em sala de aula. 

Para quem deseja conhecer um caso para ensino da área de empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, recomendamos também a leitura do caso “Trem do Cerrado: Crescer ou não Crescer?”, de autoria da Luana Pontes Tondolo (egressa PPGADM/UFG), Cândido Vieira Borges Junior (Lapei/UFG), Marcos Martins Borges e Ricardo Limongi (ADMKT/UFG, PPGADM/UFG e PPGADM/UFU).
No texto os autores relatam a história de um empreendedor que enfrenta o dilema de expandir ou não seu negócio. O relato foi construído baseado em uma história real de um empreendedor da cidade turística de  Pirenópolis - Goiás.



Notas

Fontes das informações utilizadas:

¹Roesch, S. M. A. (2007). Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, 11, 213-234. 
²Alberton, A., & Silva, A. B. D. (2018). Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. Revista de Administração Contemporânea, 22, 745-761. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018180212