#13 - Survey - uma estratégia para a pesquisa quantitativa

Elaborado por: Daiane Martins e Jennyfer Nunes da Silva
Revisado por: Fernanda Arantes
Publicado em 13/07/2022

Lapei - perguntas.png Você sabia que até 1970 a coleta de dados era realizada, predominantemente, por entrevistadores em domicílios?
Depois passou a ser realizada via telefone e, com os avanços científicos e tecnológicos da era da internet, os dados puderam começar a ser coletados também virtualmente.¹ 


Nos dias atuais, existem variadas estratégias utilizadas por pesquisadores, sejam científicos ou não, para coletar e analisar dados. No texto de hoje vamos falar sobre survey, estratégia geralmente utilizada para pesquisas científicas quantitativas, exploratórias e descritivas.³ 

Em algum momento você já deve ter recebido e respondido um questionário de pesquisa. Mas já parou para pensar sobre quando e por que usar esse instrumento?

Primeiro, a survey como qualquer outra estratégia de pesquisa precisa estar alinhada ao objetivo da sua pesquisa.² Ela parte da coleta de dados primários, ou seja, o pesquisador vai a campo coletar dados diretamente com o público de pesquisa definido previamente. Além disso, é utilizada para responder perguntas que envolvem ‘quem’, ‘o quê', ‘onde’, ‘quando’ e ‘quantas pessoas’. ³  

Para tanto, normalmente são utilizados questionários, aplicados a uma amostra, o que permite a coleta de uma grande quantidade de dados representativos de uma população, de maneira altamente econômica. Com isso, os dados passam a ser padronizados, permitindo fácil comparação e análises estatísticas descritivas e inferenciais.³

Mas é importante ressaltar que a elaboração desse instrumento de coleta deve ser realizada com base nas teorias que fundamentam a pesquisa, além de passar pelo processo de validação (por especialistas, com pesquisa piloto etc.), a fim de evitar vieses nas perguntas ou outros problemas teóricos e/ou técnicos. Além disso, a coleta de dados precisa ser feita de maneira cuidadosa, a fim de garantir um alcance satisfatório de respostas, para que, de fato, possa ser considerada como representativa.³  

questionários - survey - dica 09 Com os dados coletados, você os usará para  responder a sua pergunta de pesquisa, mas isso só será possível quando a coleta e o uso dos dados forem conduzidos de forma apropriada, sem vieses.²  Por isso, escolher como ocorrerá a coleta, se presencialmente, on-line, por qual plataforma, se por você ou por outro pesquisador, é importante. Lembre-se também que a pesquisa é um processo sistematicamente separado por etapas e entender que todas estão conectadas é um dos pontos chave para o sucesso de uma investigação científica.

 

Dicas: 

1 - Antes de tudo, tenha em mente que independente do meios utilizados para obtenção de dados para o seu estudo, todo pesquisador precisa buscá-los de maneira fundamentada.⁴ 

2 - A escolha de como serão coletados os dados precisa estar relacionada ao que você está buscando responder, pois como pesquisador é importante compreender quais são os dados necessários para atender o propósito da pesquisa.²

3 - Compreender qual o tamanho da amostra que precisa trabalhar para sua pesquisa também é algo necessário quando se aplica um questionário.¹ Existem parâmetros estatísticos para dizer se uma amostra realmente representa uma população.

4- Existem instrumentos de pesquisa, questionários e escalas, por exemplo, já validados por outros pesquisadores. Verifique se existe algum que possa atender os objetivos de sua pesquisa. 

5 - Fique atento aos prazos estipulados para realização desta etapa, pois a coleta de dados primários exige tempo. Por isso, tenha sempre o cronograma detalhado como apoio para execução das atividades do seu estudo. Mais informações sobre a elaboração de cronograma de pesquisa estão disponíveis no blog Lapei. 

 

Nota:
Fontes das informações apresentadas
¹ Floyd, J. F. Jr. (2013). Survey research methods. Sage publications (5a ed).
² Hackett, G. (1981). Survey research methods. The Personnel and Guidance Journal, 59(9), 599-604.
³ Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill., A. (2009). Research methods for business students. Pearson education (5a ed). 
⁴ Olsen, W. (2015). Coleta de dados: debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Penso Editora.