Capa notícia 080324

371 mil mulheres empreendem em Goiás

Confira esse e outros dados na 4ª edição do relatório "Perfil da Empreendedora Goiana"

Capa relatório Perfil empreendedora Goiana - quarta edição  

O Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (Lapei/FACE/UFG) e o Sebrae Goiás lançaram, na manhã desta sexta-feira, 08/03, a quarta edição do relatório  "Perfil da Empreendedora Goiana - empreendedorismo por mulheres e seus desafios". O lançamento aconteceu nas dependências do Auditório do Sebrae Goiás em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.

Segundo Daiane Martins (Lapei) e Polyanna Cardoso (Sebrae Goiás), que conduziram a apresentação, a nova edição reúne dados importantes do empreendedorismo por mulheres no estado, divididos em quatro principais capítulos:

  1. O Perfil da Empreendedora no Estado de Goiás
  2. Criação de Empresas por Mulheres em Goiás
  3. Histórias de Mulheres que Empreendem
  4. Determinantes Contextuais do Empreendedorismo por Mulheres em Goiás

Os dados revelam que Goiás possui aproximadamente 3,7 milhões de mulheres, dentre as quais, cerca de 371 mil são empreendedoras.

De acordo com Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, a instituição "está sempre preocupada em desenvolver ações que fomentem o empreendedorismo por mulheres e que apoiem o desenvolvimento do nosso estado. Isso se torna mais fácil quando temos esse perfil identificado, as ações se tornam contínuas. E isso é ainda mais importante quando percebemos quantas mulheres estão por trás de negócios em Goiás."

A importância das influências contextuais sobre o empreendedorismo também foi abordada na edição de 2024. O bom desempenho educacional e uma infraestrutura adequada nos municípios goianos são aspectos que podem impulsionar a criação de empresas por mulheres. Essa é uma constatação endossada pelas histórias coletadas de mulheres empreendedoras que trabalham em diferentes comunidades de Goiás, a exemplo das empreendedoras da comunidade quilombola de Tinguizal, disponíveis no terceiro capítulo do relatório. O estudo destaca ainda que 47% das empreendedoras goianas são brancas e 46% pardas. A idade média delas é de 42 anos e a renda média mensal igual a R$ 2.516 (61% menor que a renda média do empreendedor goiano). 

Com relação ao perfil das empresas, o relatório indica um aumento na proporção de empresárias no estado. Em 1983, 23% das empresas eram constituídas por mulheres. Em 2023, 40 anos depois, a proporção passou para 42%, estabilizada neste patamar desde 2013. Outro dado importante identificado na nova edição diz respeito ao local em que as empreendedoras exercem suas atividades. Cerca de 70% delas utilizam seus domicílios para realizar as atividades do negócio, dado que deve ser considerado na formulação de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. 

Foto da Reitora Angelita Lima
Reitora da UFG, Angelita Lima, na abertura do Lançamento da 4ª Edição do Relatório.
Foto: Secom/UFG
 

Segundo Angelita Lima, Reitora da Universidade Federal de Goiás, é preciso tratar os diferentes de forma diferente, a fim de reduzir as desigualdades. "Celebramos hoje conquistas que só foram possíveis devido às lutas de outras mulheres antes de nós, que foram mais corajosas do que nós. Celebramos a nossa união, as nossas forças e conquistas. Contudo, o estudo revela que apesar de ter havido um aumento percentual no número de empreendedoras no estado, a diferença de renda média chega a 60%. Estamos há 4 anos monitorando o perfil da empreendedora e a pesquisa monitora a realidade. Importante conhecê-la para tomar medidas. Precisamos reduzir a desigualdade de renda, por exemplo. Junto ao Sebrae Goiás e outros parceiros precisamos discutir o que é preciso fazer para reduzir essa desigualdade. Pesquisar é importante, mas o mais importante mesmo é o que vamos fazer com a pesquisa", destacou.

Pesquisadores do Lapei e do Sebrae Goiás no lançamento da 4ª Edição do Relatório Foto: Lapei/UFG
Pesquisadores do Lapei e do Sebrae Goiás no lançamento da 4ª Edição do Relatório 
Fonte: Sebrae/GO
 

A grande novidade da quarta edição ficou com o lançamento de um painel que reúne dados do relatório e permite a navegação dinâmica pelo usuário.

Acesse a 4ª edição do relatório AQUI.

Navegue pelo painel dinâmico AQUI.

 

Publicada em 08/03/2024 às 19:35

Atualizada em 11/03/2024 às 15:23

Categorias: Pesquisa Parceiros