Linhas de Pesquisa

Empreendedorismo, pobreza e desigualdades sociais
 
Pesquisas que se interessem sobre: especificidades do empreendedorismo no contexto da pobreza, da baixa renda ou vulnerabilidade social; tipos de empreendedorismo, processos empreendedores e políticas públicas de empreendedorismo neste contexto; impactos do empreendedorismo: se, e como, o empreendedorismo contribui para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
 
Empreendedorismo por mulheres
 
Pesquisas que: tangenciam a mulher empreendedora, suas motivações e desafios; discutem o contexto no qual essas mulheres estão inseridas, principalmente que estejam voltadas para o âmbito da pobreza, vulnerabilidade social e econômica; abordam políticas públicas direcionadas para a mulher empreendedora; articulem entre as temáticas de políticas de públicas e gênero e seus efeitos na relação com fomento do empreendedorismo.
 
Saúde do empreendedor
 
Pesquisas que analisem: a relação entre a ação de empreender e o bem-estar físico e psicológico do empreendedor;as diferenças e similaridades dos agravos relacionados ao trabalho sofridos por empreendedores e outros trabalhadores; os impactos de crises no bem-estar do empreendedor.
 
Empreendedorismo e inovação no setor de saúde
 
Estudos em empreendedorismo e inovação aplicados às organizações do setor de saúde que abordem: a criação de novas empresas e o desenvolvimento, adoção e difusão de novos produtos e serviços em organizações deste setor; pesquisas sobre o empreendedorismo e a inovação no Sistema Único de Saúde (SUS); análise de resultados e impactos do intraempreendedorismo e de inovações na gestão das organizações públicas e no SUS.
 
Educação e aprendizagem em empreendedorismo
 
Pesquisas que versem sobre a aprendizagem do métier empreendedor em diferentes organizações e contextos e os efeitos da aprendizagem, desaprendizagem e/ou reaprendizagem sobre o desempenho organizacional. Considera, ainda, estudos que envolvam a investigação sobre a formação para o empreendedorismo e o desenvolvimento de competências empreendedoras por alunos de diferentes níveis educacionais.