Conheça bases de dados e suas aplicações em pesquisas no campo do empreendedorismo: American Community Survey (ACS)
Autores: Adaleny Paiva e Daniel Pagotto
Revisão: Fernanda Arantes Manso e Jéssica Borges
Arte da Capa: Fernanda Arantes Manso
Data de publicação: 13/02/2025
Dando continuidade à série de postagens que trazem informações sobre as bases de dados utilizadas em pesquisas na área de empreendedorismo, vamos conhecer a American Community Survey (ACS).
Sobre a base de dados
A ACS é uma pesquisa realizada pelo US Census Bureau, nos Estados Unidos. O levantamento tem coleta anual e conta com uma edição ampliada que é realizada de 5 em 5 anos. É aplicado em uma amostra de cerca de 3.5 milhões de domicílios e tem como finalidade obter dados mais atualizados em relação ao censo americano, que é coletado por decênios. As entrevistas são realizadas com uma pessoa de referência, que também fornece informações sobre os demais moradores. Na base podem ser encontradas variáveis, como:
- características do domicílio, quantidade de quartos, banheiros, computadores;
- demografia dos moradores, como cor/raça, origem e sexo;
- escolaridade, se as crianças estão em creche;
- saúde, como deficiência, limitação física e plano de saúde;
- trabalho, como tipo de ocupação e deslocamento.
A ACS é uma base pública e os dados estão disponíveis através deste link.
O vídeo abaixo apresenta um pouco mais sobre os tópicos da pesquisa e a base.
Aplicação da base em pesquisa no campo do empreendedorismo
Para explicar na prática a base ACS e seus possíveis usos na temática do empreendedorismo, tomaremos como exemplo a publicação intitulada Push and pull factors and Hispanic self-employment in the USA dos autores Monica Fisher e Paul A. Lewin.
Este estudo teve como objetivo investigar os principais fatores que “empurram” e “puxam” hispânicos nos EUA a entrarem no Trabalho por Conta Própria (TCP). Para isso, os autores utilizaram uma amostra de, aproximadamente, 162 mil hispânicos, entre 18 e 64 anos, no ano de 2015. Como variável dependente, ou autores definiram a transição de assalariado para TCP. As variáveis independentes foram divididas entre os fatores push (empurram) e os fatores pull (puxam):
Fatores “Push” (empurram):
- Status de imigração;
- Proficiência em inglês;
- Desemprego local.
Fatores “Pull” (puxam):
- Idade;
- Escolaridade;
- País/região de origem;
- Residência situada em enclave étnico.
Como variáveis de controle foram usados o gênero, riqueza (proxy se a pessoa tem casa própria ou está em processo de compra e soma dos investimentos familiares), área urbana, escolaridade local e vocação da região para industrialização.
Como resultado, os autores apontaram que uma das principais razões dos hispânicos optarem por trabalhar por contra própria é por conseguirem rendimentos maiores do que em uma atividade assalariada. Nesse sentido, identificaram que os imigrantes são empurrados para o TCP por não encontrarem muitas oportunidades no trabalho assalariado. Também identificaram que os TCP são aqueles com maior nível de escolaridade e experiência profissional e que existem diferenças entre grupos de origem hispânica em relação à influência do gênero, educação e renda no trabalho independente.
Outros exemplos de artigos que utilizaram a ACS podem ser conferidos nas lista abaixo:
- Self-employment differentials among foreign-born STEM and non-STEM workers;
- Motherhood, migration, and self-employment of college graduates;
- Health insurance and the supply of entrepreneurs: new evidence from the affordable care act;
- Arts majors as entrepreneurs and innovators.
Interessou-se pela base e deseja saber mais? Esses são alguns links que podem te ajudar:
Site: https://www.census.gov/programs-surveys/acs.html
Guia Informativo: https://www.census.gov/content/dam/Census/programs-surveys/acs/about/ACS_Information_Guide.pdf
Canal no YouTube ACS : https://www.youtube.com/@uscensusbureau
Referências
Bailey, J. (2017). Health insurance and the supply of entrepreneurs: New evidence from the Affordable Care Act. Small Business Economics, 49(3), 627-646. https://doi.org/10.1007/s11187-017-9856-8.
Cai, Z., Stephens, H. M., & Winters, J. V. (2019). Motherhood, migration, and self-employment of college graduates. Small Business Economics, 53(3), 611-629. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3390134.
Cai, Z., & Winters, J. V. (2017). Self-employment differentials among foreign-born STEM and non-STEM workers. Journal of Business Venturing, 32(4), 371-384. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2017.03.003.
Fisher, M., & Lewin, P. A. (2018). Push and pull factors and Hispanic self-employment in the USA. Small Business Economics, 51(4), 1055-1070. https://doi.org/10.1007/s11187-018-9987-6.
Paulsen, R. J., Alper, N., & Wassall, G. (2021). Arts majors as entrepreneurs and innovators. Small Business Economics, 57(2), 639-652. https://doi.org/10.1007/s11187-020-00416-x.